P1

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ganhe longevidade com 30 minutos diários de exercícios

Ovídio Carvalho/ON/D.A Press - 13/08/2010
Segundo a Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Ciências do Esporte, os parâmetros razoáveis sobre a atividade física de um adulto saudável devem acumular pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada por dia, entre cinco e sete vezes por semana. Para as entidades, podem ser consideradas atividades moderadas tais as corridas e as caminhadas com ritmo. No entanto, um dado preocupante foi revelado pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com a OMS, 70% da população mundial é sedentária.

Atividade física com assiduidade

Quando o assunto é saúde, a assiduidade da prática de exercícios é fundamental e até mais importante que a intensidade. Isso porque com a assiduidade a atividade física é trabalhada todos os dias um pouco. Os benefícios são:

- bem-estar;
- liberação de endorfinas;
- sensação de prazer;
- lubrifica as articulações;
- fortalece a musculatura e a elasticidade;
- previne o risco cardiovascular, lesões, diabetes, osteoporose e hipertensão.

A prática de atividade física assídua e de intensidade moderada é uma boa para quem quer deixar de lado o sedentarismo e diminuir os riscos de doenças como obesidade, diabetes tipo II e cardiopatias. Meia hora diária de exercícios acelera o metabolismo, melhora o condicionamento físico, o tônus muscular e oxigena o cérebro.

Nesse contexto, as academias que utilizam circuitos de meia hora são uma boa opção, especialmente para quem decidiu mudar de estilo de vida. O chamado modelo “Express” vence a eterna desculpa da falta de tempo e, embora as aulas sejam reduzidas, os benefícios são reais.

Para quem ainda não reuniu força de vontade suficiente para colocar o corpo em movimento, é bom ficar atento porque, segundo especialistas, o sedentarismo é o grande vilão da aterosclerose e aumenta em até oito vezes o risco cardiovascular. De trinta em trinta minutos, é possível ganhar longevidade e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário