P1

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Só 8,5% dos homens que moram em São Paulo usam protetor solar


Getty ImagesGetty Images
Publicidade
O uso de protetor solar ainda não é um hábito entre os homens. Segundo levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer), apenas 8,5% dos homens que moram na cidade de São Paulo costumam passar protetor solar durante o dia. A prática é importante para prevenir o câncer de pele, o mais comum entre os tumores.

Já as mulheres se protegem mais contra os raios ultravioletas (UV). O Inca aponta que 24,5% das paulistanas não saem de casa sem aplicar algum tipo de creme com bloqueador solar.  O diretor do Instituto Oncoguia, Rafael Kaliks, diz que "a mulher é mais vaidosa e sabe que a proteção solar também previne contra o envelhecimento". – O homem não se importa com isso.

De acordo com o Inca, o não melanoma, o menos invasivo dos cânceres, é mais comum em homens e atingiu mais de 53 mil pessoas do sexo masculino em todo o Brasil em 2010. O tumor está associado à exposição solar e é mais frequente em pessoas de pele clara.
Renato Santos de Oliveira, cirurgião oncológico do Hospital 9 de Julho, diz que "a regra é não se expor ao sol no período entre 10h e 16h, quando a incidência de raios UV é maior".

Nenhum comentário:

Postar um comentário